Anuário de Segurança Pública: nove das 20 cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia
Divulgado nesta quinta-feira (24), o Anuário de Segurança Pública listou os municípios mais violentos do país. Criado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o levantamento existe desde 2011 e mapeia os registros criminais feitos anualmente pelas secretarias de segurança pública dos 26 estados e do DF.
Segundo os dados relativos ao ano de 2024, dos vinte municípios mais violentos do país, nove estão na Bahia. A cidade de Jequié ocupa a segunda colocação, perdendo apenas para Maranguape, no Ceará. Por lá, a taxa de mortes violentas é de 79,9 por cada 100 mil habitantes, enquanto na cidade baiana, essa mesma taxa é de 77,6.
Do sul da Bahia, as cidades de Porto Seguro e Ilhéus ocupam a 14ª e 19ª colocação, respectivamente. Já a capital baiana está na 20ª colocação.
Segundo o documento do FBSP, os dados revelam a persistência “de bolsões de extrema violência”. “Sobretudo em cidades do Nordeste, onde disputas entre facções criminosas continuam produzindo taxas alarmantes de homicídios”, afirma o relatório.
Confira abaixo o ranking com as 20 cidades mais violentas do Brasil.
